quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Concurso de Redação - Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Elizama Siqueira Bittencourt -  2001
Tema:Meio Ambiente/Sustentabilidade
Título: Danos irreparáveis
      Os recursos naturais do nosso meio ambiente passaram a ser aderidos pela intervenção humana, como forma de sobrevivência. Mas, ao explorar essas riquezas e revolucionar sua tecnologia, o homem não respeitou os seus limites e o equilíbrio ecológico no que resultou nos impactos ambientais.
      Para situarmos essa expressão “impactos ambientais”, no nosso cotidiano apontamos para o desmatamento, a destruição da biodiversidade, empobrecimento do solo, proliferação de doenças, entre inúmeros ítens que se fossem descritos ocupariam páginas e páginas. Há ainda as previsões científicas de derretimento do gelo de pólos e montanhas; aumento do nível do mar; inundações de muitas cidades litorâneas; a passagem direta de raios ultra- violetas nocivos a saúde do homem, animais e plantas; instabilidades no clima geral do planeta, e a ausência de água potável. Esses prejuízos são decorrentes de lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
      Então para amenizar essa situação o mundo recorre a Sustentabilidade que tem como objetivo ações e atividades ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.
Já as empresas estão contribuindo significativamente para diminuição da poluição do solo, água e ar, através da reciclagem que também reduz seus custos de produção.E quando o material não é reciclável, é adotado outros processos de tratamento que também são fundamentais para o déficit de agressões a natureza.
      Para que alcancemos um progresso ambiental é necessário mobilização, protestos e apoio das autoridades para mudanças na postura e atitude de todos nós mesmos. O meio ambiente não é imuni das ações ambiciosas e destruidoras humanas.Ele é integralmente contaminado e suas reações adversas dominarão e ameaçarão a existência terrestre e aquática. A humanidade precisa incorporar ações simultaneamente compactas para uma tentativa de regeneração ambiental. A princípio, para transferirmos do papel para realidade é primordial que o governo incentive principalmente nas escolas, o auxílio e a formação de pensamentos que com a busca do aprimoramento, atinjirão um nível qualificado e alcançaremos uma meta estruturada de preservação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário