quarta-feira, 13 de abril de 2011

Oposição campo-cidade

Só pra complementar a questão 10, trabalhada pelo Antônio Alaércio (Dragão).

A realidade urbana e a realidade rural não são estanques(paradas), por isso, acredita-se ser um equívoco
pensar a extinção dos espaços rurais em função do avanço do processo de urbanização, visto que,campo e cidade são espaços que se diferenciam frente ao fortalecimento de suas peculiaridades(cada um possui suas próprias características). Mas, que não se opõem, excluindo-se mutuamente, ao contrário, se complementam, justamente, pelas diferenças, pois são elas que intensificam as relações estabelecidas entre ambos os espaços.

Não há duvidas que campo e cidade são espaços diferentes, seja em sua paisagem, seja em seu modo de vida. Contudo, é importante que se saliente que, existem especificidades entre cada um deles. O que pretende-se dizer é que, mesmo sendo diferentes, eles fazem parte de uma mesma trama territorial que se relaciona a todo momento. Se, por um lado, a cidade busca matéria-prima, mão de obra, alimentos, tranqüilidade, contato com a natureza, entre outros, por outro lado, o campo busca na cidade insumos, ferramentas, alimentos industrializados, modos de vida, eletricidade, televisão, entre outros. Assim, ambos os conceitos fazem parte de uma vida comum, de uma mesma trama territorial.

Nos países ricos essa interação campo-cidade é mto intensa, pois o campo tbém participa ativamente do processo de urbanização, como vemos na introdução de máquinas, equipamentos modernos, tecnologias diversas que aumentam a produção, etc. Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário