quinta-feira, 31 de março de 2011

Saiba o que são commodities, exemplos, commodities exportadas pelo Brasil


Commodities (significa mercadoria em inglês) pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
As commodities são produzidas por diferentes produtores e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias-primas.
Existem quatro tipos de commodities:
Commodities agrícolas: soja, suco de laranja congelado, trigo, algodão, borracha, café, etc.
Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata, etc.
Commodities financeiras: moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais, etc.
Commodities ambientais: créditos de carbono
O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores. 

10 comentários:

  1. muito legal esse commodities
    faz bem para um pais comercializar esses produtos que nao passam por nenhuma forma de industrializaçao
    mto show!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Os produtos além de serem mercadorias primárias, possuem negociabilidade global, e isso é bom, pois torna os produtos importantes na economia.

    ResponderExcluir
  3. Ei Jeane, essas mercadorias primárias realmente possuem negociabilidade, mas mta coisa ainda precisa ser feita para uma melhor valorização no mercado internacional.
    vlw pela participação!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante as comodities, que não passam por industrialização para serem comercializados. Porém como está falado no texto se um País começa a exportar e importar muito desse produto ele consequentemente ficará dependendo desse comércio.

    ResponderExcluir
  5. Sim Ramon, essa dependência está relacionada aos preços estabelecidos internacionalmente. Daí a luta política por maior valorização das nossas mercadorias.
    Vlw!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. É bem interessante, mas controverso, pelo menos pra mim,quanto ao ponto de se um país exporta comodities minerais ele teria de ser mais responsável com a quantia a ser minerada para a exportação e uso do próprio país, já que a mineração é de grande impacto ambiental.
    Tem alguma norma , qualquer coisa que limita a quantia que pode ser exportada quanto a esse tipo de comodities?

    ResponderExcluir
  7. Ei João Paulo, boa pergunta. Confira os comentários. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Magna, achei muito interessante o que é commodities e de bcomo ele é importante e influencia na economia do país!!!
    E eu pesquisei o preço dos principais produtos dos commodities que o Brasil produz:

    ''O preço médio do minério de ferro importado subiu 59,5% no primeiro trimestre.
    Já o valor da soja no mesmo período avançou 25,7%.
    O preço médio do minério de ferro importado subiu 59,5% nos três primeiros meses do ano, para US$ 157 a tonelada, enquanto que o valor da soja no mesmo período avançou 25,7%, para uma média de US$ 574 por tonelada, apesar de uma queda de 12% no volume de importação na comparação com o ano anterior.
    Os preços globais da soja saltaram neste ano devido a previsões de uma queda na área plantada nos Estados Unidos, atingindo o maior nível em dois anos e meio. O crescimento das reservas nos portos, atualmente em 6 milhões de toneladas, também indica uma desacelaração da demanda por esmagadoras, devido à queda das margens. O governo controlou os preços domésticos do óleo de soja em uma tentativa de conter a inflação. As informações são da Dow Jones.''

    ResponderExcluir