quarta-feira, 30 de março de 2011

PAISAGENS DO BRASIL: ESPAÇO URBANO

         (Reforçando o tema estudado em sala de aula)

1-     Por que o Brasil poderia ser caracterizado como um “imenso espaço rural” até meados do século passado? Qual era o papel das cidades que existiam?

2-     Mais de 80% da população brasileira habita cidades. Isso é condição suficiente para afirmar que o Brasil é um país urbanizado?

3-     Qual a relação existente entre urbanização e industrialização?

4-     Cidade e município são sinônimos? Explique.

5-     O que são Regiões Metropolitanas? Qual é sua importância para a rede urbana brasileira?

6-     O que é Complexo Metropolitano do Sudeste? Quais são as principais cidades que fazem parte desse Complexo e quais são as suas principais características?

7-     O que são Cidades Mundiais (ou Globais)? Entre as metrópoles brasileiras, qual (ou quais) poderia(m) ser enquadrada(s) nessa categoria? Explique.

8-     Na questão dos transportes nas áreas metropolitanas destaca-se o papel dos trens subterrâneos. Por quê? Analise e opine sobre as condições de transporte e deslocamento de pessoas nas grandes cidades brasileiras.

9-     Embora seja comum associar a vida nas grandes cidades, especialmente nas metrópoles, a problemas de toda ordem, é inegável também que os grandes aglomerados urbanos proporcionam benefícios e vantagens para um número cada vez maior de pessoas. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

10- Por que a clássica oposição campo-cidade ou agricultura – indústria já não faz muito sentido nas regiões mais ricas do planeta?

11- Explique o que é especulação imobiliária e escreva sobre a sua influência no processo de organização do espaço urbano. Mencione se ela ocorre em sua cidade, exemplificando.

12- A urbanização em ritmo acelerado ocorrida no Brasil é a causa de parte dos problemas atuais das cidades brasileiras? Explique.



Bom Trabalho!!!

14 comentários:

  1. Respostas:
    4) Teoricamente não, cidade refere-se mais ao centro urbano, industrial e etc. Já município é o centro urbano com extensão rural.

    7) Como o próprio nome diz, Cidades Globais são mundialmente importantes, é concentrado os polos comercias, políticos, industriais e econômicos. Geralmente, nas Cidades Globais estão concentrados os maiores índices populacionais.

    8)Esse transporte tem como objetivo diminuir os problemas no transito e agilizar o deslocamento de maior número de pessoas, mas infelizmente no Brasil acaba acontecendo o oposto. Há um crescimento descontrolado de automóveis, assim o governo acaba buscando os trens subterrâneos como solução, mas dificilmente eles resolvem a situação.

    ResponderExcluir
  2. Resposta:

    6)O complexo é formado por regiões que apresentam um avançado nível industrial, sendo que as indústrias São diversificadas.
    As principais cidades que fazem parte desse complexo São: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As regiões metropolitanas dessas cidades são as mais populosas do Brasil e abrigam a maioria das grandes indústrias nacionais e internacionais. Elas possuem IDH(índice de desenvolvimento humano) altos e tecnologia avançada.

    ResponderExcluir
  3. 12-
    Em partes sim, pois acelera todo o processo de infra-estrutura, saneamento básico, que nem sempre conseguem atender às necessidades dos habitantes.E com isso, ocorre a favelização, o crescimento desordenado,etc.

    ResponderExcluir
  4. Antônio Alaércio
    3) De acordo com a industrialização de uma região, ela vai se tornando urbanizada. É investido em infra-estrutura devido a presença de indústrias na região, para atrair mais indústrias, para dar suporte às indústrias já existentes e como consequência até mesmo da mudança econômica.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Antônio Alaércio
    10) Por que ambas atividades alcançaram sustentabilidade e por que se percebeu que ambas são igualmente importantes.As regiões não realizam embate efetivo. Na verdade, uma acaba por sustentar a outra. Com planejamento, tudo funciona com sinergia.
    Além disto, os países ricos se dão aturidade para promover subsídios que seriam inaceitáveis para os países em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  7. Sim Dani, em virtude da escassez de recursos, o aumento da população urbana ocorreu em ritmo muito mais acelerado do que a capacidade de investimentos em serviços sociais e de infra-estrutura urbana, como moradia, escolas, hospitais, lazer, redes de saneamento básico, coleta de lixo, iluminação, transportes coletivos, etc.
    Abração querida!!!

    ResponderExcluir
  8. Aí Alaércio, industrialização é o processo socioeconômico que visa transformar uma área da sociedade inicialmente retrógrada em uma fonte de maior riqueza e lucro. Esse processo impulsiona uma gradual urbanização e crescimento demográfico na região em que ocorre. Suas principais características são: grande aumento na divisão de trabalho, grandes progressos em produtividade industrial e agrícola e crescimento rápido da renda per capita, da classe média e do padrão de consumo. Assim, industrialização e urbanização caminham juntos.

    ResponderExcluir